fbpx

Os Gigantes foi selecionado no Funcultura 2016

Novidade arretada! acaba de sair o resultado do Edital Funcultura 2015/2016, onde um dos nossos livros, Os Gigantes de Olinda, foi selecionado, e receberá incentivo para uma nova impressão. O Funcultura é o programa de incentivo à cultura do Estado de Pernambuco, e que este ano contemplou 293 projetos. Temos mais que agradecer pela confiança depositada no nosso projeto, e continuarmos fazendo cada vez melhor.

Os Gigantes de Olinda

Pra quem ainda não conhece, este livro foi o primeiro da coleção Pernambuco em Pop-up e conta um pouco sobre a história de alguns dos bonecos gigantes mais ilustres do carnaval pernambucano. Criado pelo designer pernambucano, Erick Vasconcelos, esta coleção foi um projeto que começou a nascer de forma despretensiosa ainda nos bancos da Universidade Federal de Pernambuco como projeto de conclusão do curso de design gráfico, no ano de 2005.

Trata-se de um projeto que baseia-se na construção de livros infantis utilizando técnicas de ilusão tridimensional, neste caso específico a técnica de cenário, escolhida pelo seu belo resultado, formando um carrossel quando montado.

A proposta envolve a edição de uma série de livros, que utilizando-se pop-ups, apresenta de forma lúdica e divertida, através de uma linguagem fácil um pouco da cultura pernambucana, seus folguedos, brincadeiras e costumes.

A primeira edição do livro, que contou com o incentivo do Funcultura, aconteceu em 2007, e teve a colaboração do redator André Muhle, que participou na elaboração dos textos do livro.

Livro Pop-up Os Gigantes de Olinda

Livro Pop-up Os Gigantes de Olinda

 

 

Lançamento primeira edição

A festa de lançamento do Livro Os Gigantes e Olinda, aconteceu em 8 de fevereiro de 2007, na Saraiva Mega Store do Shopping Recife. A noite de autógrafos contou com a participação da Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira, e teve degustação de biscoitos Treloso da Vitarella.

000_0021 000_0023 000_0025

Perfil

Foram impressos 2.000 livros, porém boa parte destes foi destinada a Fundarpe para distribuição entre as bibliotecas públicas do Estado de Pernambuco. Acabou que apenas 1.000 exemplares foram destinados à venda, que aconteceu de duas formas: diretamente ou através das livrarias, o que não foi suficiente, pois todos estes exemplares foram vendidos num curto período de fevereiro, data do lançamento do livro até dezembro, mês que o livro se esgotou nas livrarias. Podemos dizer que foi um verdadeiro sucesso de vendas.

O livro Os Gigantes de Olinda, é uma obra, que tem seu enfoque voltado para o público infantil. Este cuidado foi mantido desde o tipo de ilustração, até sua linguagem simples e divertida. Mas apesar disto, curiosamente foi percebido um grande interesse dos adultos pelo livro.

Bienal do livro de Pernambuco 2007

Os Gigantes de Olinda esteve presente também na Bienal do Livro de Pernambuco, edição 2007. Com o apoio da prefeitura de Olinda que cedeu o espaço; e de uma empresa da iniciativa privada, a Prumo Engenharia, que incentivou a confecção das camisas e material de exposição, foi possível fazer uma boa participação no evento.

Bienal do Livro de Pernambuco 2007

Bienal do Livro de Pernambuco 2007

Oficinas de  livros Pop-up

O projeto desta edição trás uma grande novidade. Em contrapartida ao incentivo do Funcultura, pretende-se oferecer Oficinas de Pop-up, que serão realizadas em 10 escolas da rede estadual, localizadas dentro do município do Recife. As oficinas terão como público-alvo, jovens do ensino médio, matriculados nessas instituições, ainda a serem selecionadas. Serão 10 oficinas, com cerca de 20 alunos cada, com carga horária de 4 horas. Todo material será distribuído gratuitamente.

Oficina piloto realizada na escola estadual Profª Helena Pugó em setembro 2015

Oficina piloto realizada na escola estadual Profª Helena Pugó em setembro 2015

O Objetivo dessas oficinas, é o de apresentar aos alunos os livros pop-ups, assim como algumas técnicas de ilusão tridimensional aplicadas a livros.  Trazendo para  a nossa realidade, a preocupação aqui, não é apenas a de difundir as técnicas, mas, sim, utilizá-las como mecanismo de conscientização sobre os mais variados temas, como, cultura, meio-ambiente, saúde, violência, bem-estar, etc.

Para isso, todo o material será desenvolvido sob algum tema que esteja sendo trabalhado pelos educadores da escola, servindo assim, como elemento contribuidor no processo de desenvolvimento dos jovens. Temos também o objetivo de valorizar ainda mais esse tipo de literatura, que mesmo nos dias de hoje, com toda esta nova cultura predominantemente digital, ainda encanta jovens e adultos de todas as idades.

Então é isso, pessoal. Fiquem ligados na nossa Fan page no Facebook para futuras novidades. Estamos preparando um monte de coisas legais pra vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *