fbpx
26 de agosto de 2015

Sobre mim

Sou brasileiro, tenho 43 anos, sou natural de Jaboatão dos Guararapes e atualmente vivo em Olinda. Minha formação é em Administração de Empresas e Design Gráfico. Ao longo da minha carreira profissional acumulei experiências trabalhando como diretor de arte em várias agências de publicidade. Essa função me deu a oportunidade de passar por várias empresas aqui de Pernambuco e uma no exterior. Meu trabalho me proporcionou a aventura  de viver em Maputo-Moçambique por 2 anos, onde acumulei uma importante experiência profissional e de vida.

Se tem uma coisa que com certeza pode ser dito sobre mim, é que sou um pouco indeciso e ansioso. Sou capaz de passar muitos dias em sites de compra buscando o mesmo produto e pensando se é mesmo a melhor hora de comprar. Adoro planejar viagens, mesmo que eu nunca chegue a realizar todas elas. Gosto de praticar o body boarding, e tento frequentar a academia pelo menos 3 vezes por semana.

Como a indecisão me acompanha desde sempre, isso acaba fazendo com que eu sempre procure o caminho mais distante pra chegar ao meu destino. Sou formado em design gráfico, a minha verdadeira vocação. Realmente não posso me imaginar fazendo outra coisa além disso como profissão, entretanto, comecei a minha formação profissional, cursando Administração de Empresas, e só depois de 5 anos de angústias e incertezas, eu finalmente descobri o design. Fiz vestibular de novo, e passei.

Comecei o curso de design gráfico na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1998. Foi lá, que descobri a minha paixão pelos livros infantis, mais especificamente pelos livros pop-ups e o universo da engenharia de papel. E foi em uma das disciplinas onde nasceu o que eu posso chamar de embrião do primeiro livro da coleção, que foi Os Gigantes de Olinda. Apesar do resultado não ter ficado como eu esperava (ficou mal acabadinho, eu confesso), eu vi naquele mal acabado livro, um grande potencial, que, uma vez bem trabalhado, poderia render um produto gráfico especial. A paixão foi tão grande que fiz desse assunto o meu projeto de conclusão de curso, e mais recentemente, o tema da minha dissertação de mestrado.

Foi desse projeto graduação que nasceu a coleção Pernambuco em Pop-up, na época, então chamada de A Cultura Pernambucana em 3 Dimensões. Através do incentivo do Funcultura, pude viabilizar a publicação do meu primeiro livro, Os Gigantes de Olinda em 2005. De lá pra cá tive a oportunidade de expandir a coleção e pude ilustrar diversas outras obras, sendo algumas de minha autoria e outras não.

Hoje, sou pai de 2 filhos, e isso me dá ainda mais vontade de explorar o mundo dos livros infantis. Esse universo editorial me interessa demais, e numa sociedade cada vez mais digitalizada, o papel vai perdendo o seu espaço gradativamente. Hoje existe uma preocupação ambiental justificável e necessária, e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade enquanto profissional. Preservar o meio ambiente é essencial, e por isso eu quero deixar um material relevante para as pessoas. Nada que seja efêmero, e que vá durar uns dias e ser jogado fora logo em seguida. Espero que cada exemplar de meus livros possa atingir um número grande de crianças, e que cada um deles possa empolgar gerações de pequenos leitores fazendo com que eles se tornem futuros devoradores de livros, sejam eles pop-ups ou não.